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Como realizar uma publicação no Scriptcase - Avançada
Posted by on 08 July 2013 01:40 PM

 

Este tutorial demonstra como realizar uma publicação avançada no scriptcase. O scriptcase dispõe de dois modelos de publicação de aplicações: Típica e Avançada.

Caso você tenha dúvidas sobre qual publicação melhor atende as suas necessidades, leia o tutorial inicial sobre publicação aqui.

 

 Pré-requisitos:

  1.  Servidor web (ex: Apache, IIS)
  2.  PHP à partir da versão 5.4
  3.  Acesso à base de dados que o projeto utilizará depois de publicado;

 

Obs: Diferente da publicação típica, onde já estão configurados todos os caminhos dos diretórios do servidor com o padrão do scriptcase, a publicação avançada disponibiliza a possibilidade de escolha dos diretórios de acordo com a arquitetura de pastas do servidor onde será publicado.


 

Iniciando o processo de publicação avançada:

 

Esse tipo de publicação é destinada aos usuários que desejam configurar o Ambiente de Produção (Bibliotecas Comuns), no servidor de produção de forma manual, informando a exata localização do ambiente. O processo será descrito a seguir:


Passo 1: Acesse o seu projeto e escolha a opção "Projeto -> Publicação", disponível no menu superior.


 

 

Após clicar em Publicação, você terá a opção de publicar todas as aplicações do projeto ou escolher quais serão publicadas. Neste tutorial vamos utilizar a opção "Todas".

 

Obs: Caso escolha a opção "Selecionar Aplicações", será mostrada uma tela com todas as aplicações do projeto para que você possa escolher apenas as que serão publicadas.

 

 

Passo 2: Na tela à seguir, escolha qual tipo de publicação deseja utilizar, para esse exemplo escolheremos o tipo "Avançada".



Passo 3: Mais adiante crie um template de publicação para que as configurações definidas sejam salvas e possam ser reutilizadas.



 

Passo 4: Defina a estrutura de diretórios do ambiente de produção de acordo com a estrutura das bibliotecas comuns definidas no servidor de produção. Abaixo são exibidos dois exemplos distintos de configuração.

 

Exemplo 1:

Obs: É necessário que se crie um diretório em seu servidor de produção, para que abrigue todo o Ambiente de Produção(Bibliotecas Comuns) da publicação, lembrando que no diretório dos documentos deve informar o caminho absoluto até a pasta.. Neste exemplo estamos usando o diretório producao.

   

 

 Exemplo 2:

Obs: Neste exemplo é necessário que se crie um diretório de imagens, documentos e arquivos temporários, em seu servidor de produção, lembrando que no diretório dos documentos deve informar o caminho absoluto até a pasta. Em relação ao Ambiente de Produção (Biblioteca Comuns), será preciso levar a pasta "prod" gerada no fim dessa publicação. Neste caso estamos usando diretórios distintos do exemplo anterior.

    

 

Obs: Em ambos exemplos acima, caso deseje que após a conclusão do processo de publicação, seja disponibilizado, além do link do projeto, o link do Ambiente de Produção(Bibliotecas Comuns), marque a opção "Publicar com os arquivos comuns(css, botões, imagens, mensagens)".

 

Diretório de Produção: Conjunto de bibliotecas e serviços utilizados pelas aplicações publicadas. Configure aqui o caminho relativo até o diretório prod, ex: /producao/prod ou /prod

Diretório de Imagens (utilizado no processo de upload): Pasta onde serão salvas as imagens, quando alguma aplicação utiliza um campo do tipo "Imagem(Nome do arquivo)". Insira nesta opção o caminho relativo até o diretório img, ex: /producao/file/img

Diretório Temporário: Pasta onde serão gerados os arquivos temporários criados durante a execução das aplicações. Os arquivos nesse diretório serão removidos periodicamente de acordo com configuração especifica, por padrão são 120 minutos. Use neste campo o caminho relativo até o diretório tmp, ex: /producao/tmp ou /arquivos_temporarios/tmp

Diretório para Documentos (utilizado no processo de upload): Pasta onde serão salvos os documentos, quando alguma aplicação utiliza um campo do tipo "Documento(Nome do arquivo)". Path absoluto (caminho completo) até o diretório doc, ex: C:/Apache/htdocs/producao/file/doc ou C:/Apache/htdocs/meus_documentos/doc

 

Obs: O Caracter "/", significa a raiz do Servidor Web, é utilizado em paths relativos.

 



Passo 5: Defina do nome da conexão, com o banco de dados, que será utilizada no projeto depois de publicado.

 


Passo 6: Escolha o modo de publicação à ser utilizado. O ScriptCase disponibiliza três opções:


1 - Gerar ZIP com aplicações (recomendada): Ao final do processo será disponibilizado um link para download do pacote de publicação.

 

Obs: Esta opção é recomendada por ser a que menos depende de outros serviços para ser feita.


 2 - Publicar em diretório no servidor: Publica as aplicações no diretório informado. Essa opção só deve ser utilizada, caso a publicação seja realizada no mesmo servidor em que o ScriptCase está instalado, caso contrário essa opção não terá validade.

 


3 - Publicar em servidor de FTP: Publica automaticamente as aplicações em um servidor remoto de FTP.

 

Obs: Para utilizar esta opção é necessário que se tenha um servidor que disponibile o acesso FTP e um usuário com permissões de escrita na pasta do mesmo.



 

Servidor de FTP: Servidor o qual será usado para publicar o projeto. Insira aqui o domínio de seu servidor FTP.

Usuário: Usuário FTP do servidor de produção, lembrando que este usuário deve ter permissão de escrita na pasta do servidor, caso contrário não funcionará.

Senha: Senha vinculada ao usuário acima.

Diretório no FTP: Diretório do servidor escolhido para publicar o projeto.

 


Passo 7: Ao final do processo será exibido um relatório das aplicações publicadas juntamente com os links para download, tanto do projeto como das bibliotecas comuns, que são as rotinas necessárias para a execução das aplicações em ambiente de produção, por isso é obrigatório que elas sejam levadas juntas ao pacote de publicação.

 

Obs:Com a publicação avançada é necessário que se baixe o "Ambiente de Produção", o qual corresponde à todos os arquivos responsáveis pelas bibliotecas comuns. Caso não deseje baixar o Ambiente de Produção(Bibliotecas Comuns) pelo link gerado após a publicação, você poderá optar por baixa-lo aqui. Se desejar publicar o mesmo projeto novamente, não é preciso baixar as bibliotecas comuns. Esta informação só não é válida quando as bibliotecas comuns foram atualizadas em um novo release do ScriptCase.


 

Iniciando o processo de criação do Ambiente de Produção:

 

 

A próxima etapa será descompactar ou extrair os arquivos existentes no zip gerado pelo ScriptCase.


No exemplo foi colocado a estrutura de acordo com a imagem abaixo.

Na raiz (wwwroot, no caso do exemplo) do servidor web foi criado uma pasta chamada "Publicacao_Avancada” e dentro dela foi extraído o "samples_1.zip”.

Nesta outra imagem podemos ver isto.

OBS: Ainda não foi criado a conexão com as aplicações no servidor, mas iremos ver o que acontece quando não está criado o mesmo.

 

Acessamos pelos browser /Publicacao_Avancada (que no caso é a pasta onde coloquei as aplicações). Dentro dela existe o form01, iremos acessar a aplicação de menu (/marcio/form01/form01.php ).

Este será o erro que vai ser mostrado, quando não está com a conexão criada.

 

ETAPA 2

Nesta próxima etapa, iremos criar a conexão que as aplicações utilizam para não ser mostrado mais nenhum erro e funcionar corretamente.

 

Passo 1: Acesse pelo browser o ' prod ' através do endereço /prod_scriptcase/prod/ . Será mostrado esta tela como o da imagem abaixo. No primeiro acesso a senha padrão é scriptcase .

Na próxima tela será requisitado uma nova senha para quando for necessário acessar o "prod” novamente.

 

Passo 2: Iremos criar uma nova conexão.

Passo 3: Neste passo escolhemos o SGBD, o banco de dados que utilizamos na aplicação.

 

 

 

Passo 4: Informaremos o Servidor do Banco de Dados, no nosso como o banco de dados está na mesma máquina das aplicações, podemos chamar através de ' localhost ', se o banco estiver em outro servidor pode ser chamada através do nome da máquina ou número IP, informaremos também o Login e Senha de acesso ao banco de dados (se possuir).



Passo 5: Este passo é bastante importante, pois precisamos informar o mesmo nome que foi informado no momento da publicação (como podemos ver no Passo 2 da Etapa 2). Se colocar o nome diferente do que foi informado na publicação, a aplicação mostrará um erro com relação ao banco de dados.


Passo 6: O último passo será acessar a aplicação pelo browser.

 

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